Buscar

Conceitos de Yoga e o Surf

Atualizado: 25 de out. de 2021

Enquanto ainda não são todos os surfistas praticantes de yoga, já existe o consentimento geral de que os dois formam uma excelente combinação.



É fato que ambos esportes exigem um bom nível de força, flexibilidade, equilíbrio e uma longa lista de características físicas e mentais que se desenvolvem através de práticas regulares. Mas, talvez, a maior semelhança entre o surf e o yoga, é que os dois não são apenas atividades simples, que se praticam de maneira isolada, são muito mais que isso: são estilos de vida Como uma prática de vida, o yoga consiste (de maneira bem geral) em nove conceitos:





1 – Yamas



Yamas são os princípios do comportamento ético e positivo que devemos seguir em nossa vida cotidiana. Aplica-se tanto às nossas relações com os outros quanto a que construímos com nós mesmos.



2 – Niyamas



Niyamas são práticas internas que nos ajudam a crescer e construir a auto disciplina necessária para melhorar nosso relacionamento com a vida em geral.



3 – Asanas



Asanas diz respeito à prática física e às posturas que trabalham e desenvolvem o corpo. Esta é a parte do nosso mundo ocidental mais facilmente entendida como “yoga”.



4 – Pranayama



É o controle e domínio sobre a respiração, que nos dá energia e força vital.



5 – Pratyahara



Pratyahara refere-se ao sentimento de retração dos sentidos, que em nosso mundo moderno de sobrecarga de informações, é essencial.



6 – Dharana



Dharana é concentração. É uma parte essencial da prática do próximo conceito.



7 – Dhyana



Dhyana é a meditação, o processo ativo de acalmar a mente.



8 – Samadhi



Samadhi é a pura felicidade. É a iluminação que se pode alcançar através de sua prática de Yoga.



Mas esses conceitos têm alguma relevância para a prática do surf?



Aqui está um conceito em que você pode refletir para encontrar a resposta:



9 – Ahimsa



Ahimsa significa “não violência”. Podemos tomar o seu significado por não ser violentos em nossos sentimentos, pensamentos, palavras ou ações contra os outros e nós mesmos. Simplificando, é tudo sobre ter compaixão. E sim, Ahimsa também é a razão pela qual muitos yogis são vegetarianos. Então, como vivemos Ahimsa como surfistas?



Não é novidade que os lineups estão se tornando cada vez mais lotados, e com isso estamos nos tornando mais agressivos. Muitas pessoas gritam, brigam e impedem que outros surfistas possam aproveitar esse momento tão precioso, em vez de simplesmente compartilhar e aproveitar sua sessão de surf.



Todos nós temos nossos problemas, precisamos lidar com eles, e queremos pegar a maior quantidade de ondas de qualidade possível. Isso faz com que os nossos egos entrem em rota de colisão. Mas ao invés de pensar que os outros surfistas na água são seus adversários, tente ser gentil, fale com desconhecidos, cumprimente e dê bom dia a todos, independentemente de sua habilidade. Aprecie ao máximo o tempo que você tem para compartilhar ondas com esses estranhos absolutos. O oceano deve ser um lugar de paz.



Sempre cuide da saúde dos outros dentro da água. Nunca coloque ninguém em risco por conta da sua insistência em surfar uma onda, mesmo que o outro esteja errado. Para iniciantes, isso significa estar atento para sempre manter o controle de sua prancha. Certifique-se de que você pode dar conta dessa segurança a partir do momento em que entra na água até tirar sua roupa de borracha. Caso contrário, você está arriscando a saúde e a vida dos outros.



Tudo o que dizemos ou fazemos tem um efeito energético de ondulação. Para gerar uma mudança externa no mundo, precisamos começar profundamente dentro de nós. O processo de reconhecer nossas fraquezas pode ajudar a nos desenvolvermos como pessoas melhores, com mais empatia e altruísmo em relação aos outros.



Fonte: https://www.theinertia.com/surf/how-philosophies-of-yoga-can-make-you-a-better-surfer/



Tradução Leonardo Fantacini

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo