Buscar

As melhores trilhas de Florianópolis


Sair da rotina é essencial para manter a saúde mental em dia, uma boa forma de fazer isso é viajando, nada como novos ares para trazer a plenitude que tanto almejamos, não é mesmo?


Um dos lugares mais famosos do Brasil, por contemplar a beleza única de uma paisagem envolta do Oceano Atlântico, é a cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina.


A ilha da magia, como é popularmente conhecida, oferece diversas opções de atividades para lazer, o que torna ainda mais mágica e faz jus a sua fama.


Um de seus inúmeros destaques são as trilhas dispostas por toda ilha, desde a mais tranquila e rápida, até a mais íngreme e longa, a ilha contempla trilhas para todos os gostos.


Nos tópicos a seguir você saberá um pouco mais sobre as melhores trilhas de Florianópolis e descobrirá qual se identifica mais. Continue com a leitura!


1 - Trilha das Piscinas Naturais


Localizada na Barra da Lagoa, a trilha das piscinas naturais é uma das mais famosas da região.


Com direito a subidas leves, degraus, uma ponte e rochas grandes que marcam sua estética, a trilha da Barra da Lagoa é considerada fácil, sendo possível realizar com a família toda.


Leva-se em torno de 20 minutos para concluir o trajeto, e ao fim é possível se banhar nas piscinas naturais da Barra, um canto especial onde a água é transparente lembrando a de uma piscina.


Se você gosta de uma trilha mais intensa, temos uma dica especial: a trilha da Boa Vista. Veja mais detalhes no próximo tópico.


2 - Trilha da Boa Vista


Se você está na Barra da Lagoa, é possível fazer a trilha da Boa Vista e chegar à Praia da Galheta. O ponto de partida é ao lado da entrada da trilha das piscinas naturais, mas uma rota contrária.


O tempo médio de conclusão da trilha -apenas ida- gira em torno de 1 hora e durante o trajeto é possível contemplar as belezas naturais da Barra da Lagoa e avistar o encontro do Oceano Atlântico com a ilha.


A trilha tem por característica subidas íngremes, com uma mata fechada e em algumas partes mais aberta, é recomendado que se use roupas compridas para completá-la.


O nível de dificuldade dessa trilha é médio, porém compensa cada passo já que através dela é possível chegar na Praia de Naturismo da Galheta.


3 - Trilha da Costa da Lagoa pelo Canto dos Araçás


Esta é indicada para quem procura uma trilha leve e dinâmica.


Ao longo da trilha é possível ver alguns macacos que moram por ali, são donos do espaço e fazem a festa com os visitantes que passam.


A trilha contempla uma bela paisagem, muita natureza e história já que é possível encontrar resquícios da casa dos imigrantes açorianos que colonizaram aquelas terras.


Ao finalizar a trilha você tem a opção de voltar pelo mesmo caminho, ou passear de barco até a Lagoa da Conceição por um preço super acessível.


4 - Trilha da Lagoinha do Leste


Essa é uma proposta totalmente diferente de todas as outras que falamos até agora por aqui.


Localizada no sul da ilha, a trilha da Lagoinha do Leste é considerada difícil, é extensa e com subidas íngremes, porém te dá acesso a uma das praias mais lindas e selvagens de Santa Catarina.


Possui uma beleza sem igual, com acesso a águas cristalinas e mar aberto. Fica isolada, só se chega a pé ou de barco, mas isso não impede que as pessoas desfrutem de suas belezas naturais e é muito requisitada, principalmente no verão.


O acesso recomendado é pela praia do Matadeiro, ou pelo Pantano do Sul, outra recomendação é o horário para dar início a essa aventura. De manhã (de preferência antes do sol nascer) é o ideal para quem quer ter mais tempo curtindo a praia.


A praia é ideal para acampar, possui água potável do costão direito e conta com muita sombra.


5 - Trilha Caminho da Gurita


A Lagoa do Peri é a maior do litoral de Santa Catarina e por ali você encontra algumas trilhas que possibilitam vivenciar experiências únicas.


Tem duração de 1:30h/2h (somente ida) e é considerada um nível médio, em algumas partes a trilha é plana e com muita sombra e em outros você encontra subidas mais íngremes e algumas rochas que exigem mais atenção.


Durante o percurso é possível admirar algumas belezas únicas, como a mata atlântica preservada, alguns macacos que moram por ali e resquícios de construções antigas, promovendo um pouco de história para o seu passeio.


No fim da trilha você encontra a água doce e amarela da Lagoa do Peri, a melhor parte, e a recomendação é: não deixe de se banhar, é mágico!


Dicas essenciais para fazer uma trilha


Você leu até aqui o que indica que é um aventureiro de plantão e gosta de boas dicas de trilhas nas suas viagens, além das recomendações de trilhas, trouxemos algumas outras dicas especiais.


- Leve pelo menos 1 litro de água por pessoa, nem sempre encontrará água potável durante o percurso;


- Certifique-se de levar seu lixo com você;


- Não dê a sua comida para animais que possa encontrar pelo caminho, se eles vivem ali é por que o local supre todas as suas necessidades;


- Use calçados e roupas confortáveis, não se esqueça de chapéus e filtro solar;


- Se não conhecer o local e for uma trilha extensa e difícil, opte por um guia.


Já pensou durante a sua estadia aproveitar todas as opções de atividades da ilha?


O Sea Wolf Surf Hostel oferece diversas opções de atividades dentro e fora do hostel, é possível realizar trilhas em grupos, aproveitar o Happy Hour que acontece toda quarta-feira e também praticar surf.


Entre em contato agora mesmo e faça a sua reserva.


Quer saber mais sobre o surf?


Acesse o link: 7 [+1] Curiosidades sobre o surf.

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo